19 de jan de 2010

Governo de Alagoas realiza recadastro de artesãos no PAB

 

Durante a 15ª Artnor, estes profissionais podem atualizar e garantir sua participação no Programa do Artesanato Brasileiro

Do Sebrae em Alagoas

Maceió - Além de expor e comercializar seus produtos, na 15ª Feira de Artesanato do Norte e Nordeste - Artnor 2010, realizada em Maceió (AL), os profissionais alagoanos do segmento podem aproveitar para se cadastrar no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Para quem já faz parte do PAB é uma oportunidade de atualizar seu registro e garantir os benefícios concedidos pelo programa. A Artnor segue até domingo (24) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
O PAB, criado há 15 anos, é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com coordenações em todos os estados brasileiros. Tem como objetivo gerar oportunidades de trabalho e de renda, além de estimular o aproveitamento das vocações regionais e a formação da cultura empreendedora. Para isso, além dos benefícios fiscais concedidos aos artesãos, o programa prepara associações e cooperativas para o mercado competitivo, com foco na cadeia produtiva do artesanato.
Entre os benefícios concedidos aos artesãos cadastrados no PAB estão a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a carteira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com valor diferenciado e o direito à participação em feiras e eventos em todo o território nacional.
De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), órgão que coordena o programa em Alagoas, há 5.210 artesãos cadastrados em Alagoas. “O objetivo do PAB é gerar mais oportunidades de trabalho e renda e preservar culturas locais. É  realizado com o foco na comercialização, a principal dificuldade deles (artesãos). Por isso, a importância da participação em feiras e eventos. Os produtos precisam ser vistos e apreciados”, diz a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas, Sônia Normande Acioli.
O município alagoano de Água Branca tem como principais produtos artesanais a renda e o trançado com palha e cipó. Dona Marlene de Araújo, integrante da Associação dos Artesãos da Serra das Viúvas, é cadastrada no PAB há seis anos e vê nas capacitações oferecidas pelo programa uma das principais vantagens. “A oportunidade de conhecimento será sempre algo importante. Além de aprimorar o meu produto, vou levar as informações sempre comigo”, afirma dona Marlene.
O cadastro e recadastro estão sendo realizados no estande do Governo de Alagoas até o dia 24 de janeiro, das 16h às 22h. Para garantir o registro no PAB os artesãos devem levar os seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de residência, duas fotos 3 X 4, além de realizar a demonstração da confecção de peças artesanais no local para comprovar a autoria.
O recadastro no PAB precisa ser feito a cada dois anos e se houver mudança na atividade é exigida uma demonstração do trabalho. “O intervalo para o recadastro é curto para que tenhamos sempre um mapa atualizado desses artesãos, assim como de suas atividades”, completa a coordenadora do PAB.
Durante a Artnor, o atendimento aos artesãos na sede da Sedec estará suspenso e retornará a partir do dia 25 de janeiro de 2010, em horário normal, das 8h30 às 17h.

Serviço:

Mais informações pelo telefone (82) 3315-1700

Artnor 2010
Até 24 de janeiro de 2010
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Horário: Das 16 às 22 horas
Ingresso: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (estudante e melhor idade)
Ponto de Venda: no local do evento
Informações: 0800 570 0800.

 

Fonte: http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=201

Um comentário:

  1. Cursos via Internet
    O SEBRAE possui cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.
    O SEBRAE conceitua competência como "a faculdade de mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".
    Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.
    Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!
    Análise e Planejamento Financeiro
    Aprender a Empreender
    Como Vender Mais e Melhor
    D´Olho na Qualidade
    Iniciando um Pequeno Grande Negócio
    BR artesanato
    www.brartesanato.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe seu comentário, compartilhe nossas postagens!
Visite nossa Loja Virtual: www.bigartes.com.br
Agradecemos sua visita!!!