5 de fev de 2010

Curso básico de crochê para iniciantes!

Acesse nossa loja virtual: http://www.bigartes.com/

 

Apostila de crochê básico

Com esta apostila você irá aprender os pontos básicos do crochê.


Ponto baixo, alto, alto duplo, ponto pipoca, ponto leque, ponto fantasia.

E também irá aprender os pontos mais avançados.

Ponto estrela, ponto jasmim, ponto margarida, vários pontos fantasia.

(Andréia Nascimento)

Iniciando o Crochê - Materiais e Instruções Básicas

Os pontos de crochê são baseados em quatro pontos principais. Cada um deles é simples e muito fácil de aprender. No mundo todo, mulheres e crianças estão crochetando por prazer, lazer e meio de obter lucros.

Os dedos aprendem logo o ritmo, de modo que uma pessoa pode crochetar e conversar ao mesmo tempo. O crochê poderá se tornar interessante para toda a vida, ocupando um tempo vago e dando satisfação em uma hora de lazer.

Agulha de crochê

Somente dois objetos são necessários para começar o crochê - uma agulha e um novelo de linha. As agulhas de crochê são feitas em alumínio ou aço e vêm numa variedade de tamanho. As grossuras são definidas pelo diâmetro da agulha em milímetros, ou pela identificação de números. a foto desta apostila é um guia para as grossuras das agulhas fornecidas na marca CORRENTE, que ajudarão você a se familiarizar com os vários tamanhos. As receitas de crochê recomendam sempre qual a grossura da agulha a ser empregada - agulha fina para linhas finas, agulha mais grossa para linhas mais grossas.

clip_image002

Acessórios Essenciais

Agulhas Tapestry para bordar, usadas para cerzir as pontas e unir as costuras. Tesoura para cortar os fios. Uma fita métrica para medir o trabalho.

Abreviaturas

As abreviaturas são usadas para os pontos de crochê e alguns procedimentos:

• corr - correntinha

• pb - ponto baixo

• mpa - meio ponto alto

• pa - ponto alto

• sp - espaço

• pt - ponto

• pbx - ponto baixíssimo

• rep - repita

• ult - último

• seg – seguinte

Asterisco *

Repita as instruções que seguem o asterisco tantas vezes quantas especificadas.

Parêntesis ()

Repita as instruções entre os parêntesis tantas vezes quantas especificadas.

Obs. Essa abreviatura empregasse apenas nas recitas de crochê nos gráficos são diferentes

Tensão

A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de "Tensão". A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugerimos que você confira sua tensão como segue, Faça uma amostra com 25 corr e trabalhe 2 carreiras de pa. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 pa centrais conforme ilustrado e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a grossura da agulha para conseguir a tensão correta.

clip_image004

Correntinha da Volta

Ao fazer modelos de crochê, você encontrará nas receitas, freqüentemente uma instrução " l corr, volte", ou "3 corr, volte". Isto algumas vezes acontecerá no fim de uma carreira, porém refere-se aos pontos que vão formar o começo da carreira seguinte. As carreiras de crochê variam de altura e estas correntinhas para voltar, possibilitam a crocheteira a começar a carreira seguinte com a agulha posicionada na altura correta.

Arrematando

No fim das receitas, as instruções serão dadas para arrematar. Para fazer isto, corte o fio cerca de 5 a 8 cm do trabalho, puxe a ponta solta através da laçada restante na agulha e puxe o fio firmemente. Esconda ou cirza as pontas pelo avesso nas costas do trabalho cuidadosamente.

Iniciando

Antes devemos saber como segurar a agulha e manusear o fio. Em crochê ambas as mãos são usadas, com a direita - ou a mão com que se trabalha - fazendo a maior parte do trabalho. A outra mão segura o fio e controla a tensão do ponto.

clip_image006 (A.) clip_image008 (B.) clip_image010 (C.)

Segurando a agulha - A agulha pode ser presa por baixo da mão como mostra a foto A, ou nos dedos, como mostra a foto B. Experimente ambos os modos para descobrir que método é mais confortável para você. Note que nas fotos o gancho fica virado para baixo.

Segurando o fio - A mão esquerda (ou a direita) controla o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a foto C e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto, ao redor do 5º dedo, entre o 4º e o 3º, e por cima do indicador. Nós sugerimos que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio.

Canhotos - Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochê em sua mão direita, particularmente se estão acostumadas a usar facas ou garfos naquela mão. Se você usar sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando este livrete junto a um espelho.

Fazendo um Nó Corrediço

Todo crochê se inicia com uma correntinha seja ele redondo, quadrado.

Para começar o crochê você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é usado direto do novelo.

Segure a linha entre os dedos como mostra a figura 1 e figura 2.

clip_image012 clip_image014 clip_image016 clip_image018

Passe pelo dedão como mostra a figura 3 e coloque a linha para baixo segurando com os dois últimos dedos.

Introduza a agulha de baixo para cima como mostra a figura 4

Puxe a agulha de forma que esta estique fazendo com a argola fique maior e introduza na outra extremidade domo mostra a figura 5

Puxe a linha de forma com que ela passe por dentro da argola que você formou. Veja figura 6

Retire o dedão de puxe a linha para que esta argola fique apertada como na figura 7

Ela vai ficar como na figura 8

clip_image0205 clip_image0226 clip_image0247 clip_image0268

*Obs. Esse e o inicio do crochê todo crochê seja ele qual for tunisiano, Irlandês, Escocês, o de dedo vão começar desta forma.

Agora vamos à nossa primeira correntinha.

Eu seguro a linha assim como mostra a figura, mas você pode segurar como achar melhor e mais confortável a vários jeitos de segurar a linha.

Introduza a agulha por baixo da linha fazendo uma volta na agulha como mostra a figura abaixo. E puxe fazendo com que passe dentro da argola.

Ela vai ficar assim. Repita esta operação ate chegar a quantidade de correntinhas desejada.

clip_image028 clip_image030 clip_image032 clip_image034

Para que você possa treinar todos os pontos básicos vamos fazer 20 correntinha lembre-se cada argolinha corresponde a 1 correntinha.

clip_image036

Ponto Baixo

Vamos aprender a gora o ponto baixo.

Depois de ter feito as 20 correntinhas conte 3 correntinhas. (figura )

clip_image038

Introduza a agulha na terceira correntinha .( Figura )

clip_image040 clip_image042

Dê uma Laçada com a agulha na linha e puxe. (figura )

Após puxar dê outra laçada na agulha . (Figura)

E puxe como na figura abaixo ( figura )

clip_image044 clip_image046 clip_image048

Vai ficar assim (figura)

clip_image050

Introduza novamente a agulha na próxima correntinha, dê uma laçada e puxe, dê outra laçada e puxe por dentro das 2 argolas que se formaram seguindo as figuras abaixo.

clip_image052 clip_image054 clip_image056 clip_image058

clip_image060

Faça 20 pontos baixo. Lembre-se: cada correntinha = 1 ponto baixo; como você fez 20 correntinhas vão ser 20 pontos baixo.

Quando chegar ao final da carreira faça 2 correntinhas como mostra a figura abaixo.

clip_image062 clip_image064 clip_image066

E vire o trabalho de forma que ele fique do lado avesso e introduza a agulha na cabeça do primeiro ponto baixo da carreira anterior como mostram as figuras abaixo.

clip_image068 clip_image070 clip_image072 clip_image074

E faça mais um ponto baixo e assim até o final da carreira .

clip_image076 clip_image078 clip_image080 clip_image082

Ao chegar ao final, novamente faça duas correntinhas vire o trabalho e introduza a agulha na cabeça do primeiro ponto baixo da carreira anterior .

Faça 10 carreiras para poder pegar prática no ponto baixo.

O trabalho pronto fica assim

clip_image084 clip_image086

 

http://www.bigartes.com/

3 comentários:

  1. Bom dia,
    Gostaria de sugerir que fosse colocado uma versão para download ou para impressão da apostila completa, para que no meu caso eu possa imprimir e usá-la a noite fazendo meus trabalhos no sofá, porque para visualizar somente conectado no meu caso não dá. essa sugestão pode ajudar várias amigas.

    Obrigada,
    Magali

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado.Acho a sugestão da Magali, muito boa.Obrigado

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe seu comentário, compartilhe nossas postagens!
Visite nossa Loja Virtual: www.bigartes.com.br
Agradecemos sua visita!!!