12 de mai de 2010

O frio pede um cachecol!

Acesse nossa loja: www.bigartes.com

O friozinho chegou mesmo ein! vamos fazer um cachecol de barbante para esquentar? Veja uma breve história desta peça utilizada no mundo inteiro!

“O cachecol é o pai da gravata.
A gravata surgiu em Roma, no século I a.C. Nos dias mais quentes, os soldados romanos, para se refrescar, usavam a "focale", uma espécie de cachecol úmido amarrado ao pescoço. Apesar de prática, a gravata romana não virou moda.
Em 1668, um regimento de mercenários croatas a serviço da Áustria aparece na França usando cachecóis de linho e de musselina.
Os franceses, com sua característica preocupação com o vestuário, adoraram o cachecol iugoslavo e logo começaram a aparecer em público - homens e mulheres - usando gravatas. Eram modelos de linho ou de renda, com nós no centro e longas pontas soltas.
Os franceses passaram a chamar seus lenços de pescoço de "cravate" (gravata, em inglês), porque em francês essa palavra significa também croata.
A gravata moderna só veio cair no gosto popular no final do séc XIX, e era destinada ao público masculino. Ainda nessa época, as mulheres também começaram a usar gravatas com blusas e saias, embora se tratasse de uma tendência e não de uma moda duradoura. As gravatas retornaram com parte da moda unissex da década de 60.
Segundo a Enciclopédia da Moda, de Georgina O'hara, cachecol significa: tira longa de tecido, geralmente tricotada em lã à mão ou à máquina. É enrolada em volta do pescoço quando faz frio. Também é conhecido como "cachenê", do francês "cache-nez".
Considerações à parte, o fato é que o cachecol sempre foi recebido de braços abertos no inverno. Vale a pena investir! O acessório novo faz uma ótima parceria até com as roupas mais velhas. O resultado é um visual moderno e divertido para diversas ocasiões.”

Já postamos esse modelo a algum tempo atrás, mas merece ser lembrado, pode ser feito no barbante 04 para dar um toque mais elegante!

cachecol[7]

Como fazer ?

Colocar 15 pontos na agulha de tricô ,trabalhar sempre em ponto tricô. carreiras:1,3,5,7,9,11º aumentar 1 ponto no inicio e diminuir um ponto no final. carreiras:2,4,6,8,10,12º trabalhar em tricô carreira 13º trabalhar em tricô. Repetir da 1º ao 13º carreira.

 

Um abraço!!

www.bigartes.com

Um comentário:

  1. oi eu gostaria de ver modelos de cachecol em crochê porque em não sei fazer trico
    beijão boa semana

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe seu comentário, compartilhe nossas postagens!
Visite nossa Loja Virtual: www.bigartes.com.br
Agradecemos sua visita!!!